O Osasco Futebol Clube foi fundado no dia 7 de janeiro de 1971 com o nome de Monte Negro Futebol Clube. O clube se profissionalizou oito anos mais tarde, quando participou pela primeira vez do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A3). Com o passar dos anos, a competição foi mudando de nome e, em 1992, em sua última participação com a antiga nomenclatura, o clube esteve na Segunda Divisão.
Porém, passando por dificuldades, o clube pediu licença à Federação Paulista de Futebol e, no dia 08 de dezembro de 1992, ressurgiu como Osasco Futebol Clube, com o intuito de oferecer mais identidade entre a equipe e a cidade. As cores preta e branca do Monte Negro deram lugar ao vermelho, verde e branco, cores da bandeira do município de Osasco. O escudo do clube também foi alterado e o brasão municipal passou a ser utilizado como símbolo. A única identidade mantida em relação ao Monte Negro foi a Águia, que continuou como mascote.
Em busca de mais sucesso que seu antecessor, o clube passou os primeiros anos se estruturando. Em 1996, recebeu do prefeito de Osasco o novo e reformado estádio municipal. Com isso, a equipe estava pronta para participar das competições profissionais, fato confirmado no ano seguinte, com a disputa do Campeonato Paulista da Série B2. No ano seguinte, com a alteração no nome do torneio, passou a disputar a Série B1B.
A primeira empreitada do clube em competições estaduais não durou muito. Em 1999, o clube novamente se licenciou da FPF, retornando em 2002, quando seu escudo foi alterado e a Águia passou a predominar como símbolo do time para a disputa do Campeonato Paulista da Série B3.
Em 2005, com mais uma alteração nas nomenclaturas dos torneios, o Osasco passou a integrar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 2007 e 2008, a equipe não passou da primeira fase da competição e licenciou-se em 2009.
Águia alvinegra que aparece no centro do escudo do Osasco Futebol Clube tem uma história mais antiga que o próprio clube.
O Osasco nasceu em 1992, a partir de uma antiga equipe da cidade, o Monte Negro Futebol Clube, que, em dificuldade, pediu licença junto à FPF.
O Monte Negro disputou o Campeoanto Paulista por mais de uma década e a sua ausência foi sentida pelos torcedores osasquenses. O Osasco FC nasceu com outras cores, o vermelho, verde e branco da bandeira da cidade, mas manteve a águia, que era parte do escudo do seu antecessor, até hoje como sua mascote oficial